O Congresso

 

A International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, mais conhecida como GRAPHICA, configura-se como um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Expressão Gráfica (ABEG), que tem como público-alvo professores, profissionais e estudantes de Arquitetura, Design, Engenharia, Licenciaturas em Artes, Desenho, Matemática e áreas afins.

Na assembleia final desta última edição, realizada na cidade de Araçatuba (SP), o Colégio Pedro II foi escolhido, por consenso, para sediar a XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design.

É oportuno destacar que o Colégio Pedro II conta com 181 anos de história e tradição no ensino básico e, atualmente, estende seu raio de ação ao nível superior, sendo uma das poucas instituições públicas que ainda valorizam o Desenho em seu currículo por defenderem tal disciplina como um importante componente formador do cidadão.

A comunidade que atua no campo da expressão gráfica sabe da importância da divulgação de suas conquistas na educação e de sua difusão em instituições de ensino básico e superior do Brasil e de outros países, assim como em diversos setores de atividades profissionais.

Partilhando do mesmo pensamento, a Comissão de Organização e o Comitê Científico desta nova edição do GRAPHICA colocam, como prioridade, integrar a Educação Gráfica na formação contemporânea, sugerindo temas que priorizam a pesquisa e a realização de projetos inovadores sobre a sustentabilidade, suas aplicações e mostrando conexões / - interfaces entre o pensamento gráfico e as tecnologias.

A agenda do GRAPHICA 2019 inclui a apresentação de conferências, mesas-redondas e a comunicação de trabalhos científicos (oralmente ou em pôster), assim como prevê a oferta de workshops.

Esperamos, dessa forma, contemplar os interesses e expectativas de todos aqueles que nos acompanham nesses ideais.

   Comissão organizadora

 



Promoção

ABEG


Realização


Apoio



Parcerias

   


GRAPHICA Rio 2019 | Desenho: interfaces e aplicabilidades

XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design