WorkShops

 

Os workshops acontecerão no dia 26 de setembro na PROPGEPEC no Colégio Pedro II das 18h às 20h.

Para participar é necessário realizar a inscrição através do formulário disponibilizado nesta página.

Cada oficina atenderá até 25 participantes por ordem de inscrição. Caso o número de interessados
exceda a quantidade de vagas, os participantes serão realocados nas oficinas por ordem de interesse.

Atenção para as oficinas que necessitam de material específico que deve ser levado pelos participantes.

As inscrições serão confirmadas dois dias antes da data das oficinas pelo email cadastrado.

FACHADA VENTILADA COM DESENHO PARAMÉTRICO
Padrões geométricos com recursão, utilizando-se de gradientes de permeabilidade

Com a emergência da revolução digital surgem novas possibilidades de representação da arquitetura, passando a ser desenvolvidos e explorados outros processos de interação entre o arquiteto e a representação digital. Nesta direção a proposta tem por objetivo apresentar as potencialidades de uma prática baseada em Digital Architectural Desing aplicada a um problema de projeto. Neste processo projetual serão explorados conceitos como: Simetria, Recursão e Gradientes a partir da lógica de pontos atratores. Tem-se por objetivo final desenvolver uma fachada perfurada (curva ou plana), baseando-se em padrões geométricos, os quais serão estabelecidos a partir da lógica de recursão desenvolvida pelos oficiantes. A oficina será desenvolvida em 3 etapas. Todas compreenderão um conteúdo teórico e aplicação prática, conforme explicitado a seguir:

A. Será apresentado o conceito de simetria com um exercício;

B. No segundo momento será apresentado o conceito de recursão seguido por exercício;

C. Finalizando, será apresentado o conceito de pontos atratores. Para a última prática serão retomados todos os conceitos para o desenvolvimento da fachada.

Obs.: Este exercício já foi aplicado em sala de aula em nível de graduação e pós-graduação, não é necessário nenhum conhecimento prévio dos softwares.

Nome: Tássia Borges de Vasconselos

Instituição: USP | IFSUL

Nome: Tatiane Nogueira

Instituição: USP | IFSUL

Duração: 2 horas

Número de vagas: mínimo 10 e máximo 25

INSCRITOS

APROXIMAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS E DESENHO GEOMÉTRICO ATRAVÉS DA REALIDADE VIRTUAL

Com os avanços tecnológicos como a Realidade Virtual (VR), há uma crescente demanda por desenvolvimento de conteúdo para mídias imersivas. A proposta desse workshop possui dois enfoques:

1º - Tem como objetivo entender possíveis aproximações entre tecnologias (neste caso VR) e o design.

2º - Tem também como objetivo explorar novas possibilidades da criação de ambientes VR, promovendo uma discussão sobre tempo, espaço e cultura. Por exemplo, qual a relação entre VR e memória? E qual a aproximação entre VR e valores humanos? Quais são as novas interfaces que emergem a partir do desenvolvimento de conteúdo para essa nova mídia?

Durante esse workshop você vai ser convidado a experimentar alguns aspectos da realidade virtual e pensar em possíveis aplicações no seu dia-a-dia. Quais são as possibilidades “impossíveis” que a realidade virtual pode trazer? Quais são os possíveis cenários? Quais as aplicabilidades? Como o desenho pode ajudar designers a criar novos mundos nesse contexto? Você irá trabalhar em grupos e prototipar uma experiência usando ferramentas de VR acessíveis, como o Google Cardboard.

Nome: Vanissa Wanick / Guilherme Xavier

Instituição: University of Southampton | Colégio Pedro II / PUC-Rio

Duração: 2 horas

Número de vagas: mínimo 10 e máximo 25

Material que os participantes deverão levar para o workshop:

Computador / laptop

Celular com câmera

INSCRITOS

SÓLIDOS DE PAPEL NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO – TÉCNICAS DE MANUFATURA E APLICAÇÃO

A proposta deste workshop tem como objetivo principal apresentar a utilização de sólidos de papel como recursos metodológicos para aulas de desenho técnico. Sendo desenvolvido também sob o formato de uma oficina, pretende expor a metodologia desenvolvida no projeto de pesquisa Desenho de Caixa realizado no Campus Patos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Serão mostrados, de maneira prática e interativa, os passos para escolha dos sólidos, como é feita a planificação dos objetos, a utilização do plotter de recorte Silhouette Portrait (versão compacta da máquina Cameo, utilizada no projeto), o recorte manual com técnicas básicas de maquetaria, finalizando com a colagem de algumas peças que serão executadas pelos participantes, a partir de modelos recortados disponibilizados para demonstrar a simplicidade da operação. O outro momento será dedicado para mostrar como aplicar esta proposta em sala tendo como parâmetro as experiências das execuções deste e de outros projetos implementados no Campus citado.

Nome: ANGELA ARAÚJO NUNES

Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Duração: 2 horas

Número de vagas: mínimo 10 e máximo 25

Material que os participantes deverão levar para o workshop:

Papel, caneta

INSCRITOS

O DESENHO NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: APREENSÃO DA PAISAGEM CONSTRUÍDA PELO DESENHO

A oficina objetiva uma dimensão prática de educação através do desenho; a partir da exposição de uma série de imagens de edifícios históricos, levando à observação das formas e composição das fachadas. Comentamos sobre o uso e a vida da edificação e sua importância na vida sociocultural. O desenho, inicialmente posto por meio de exemplos criados é seguido de práticas voltadas para o estímulo da criatividade e do afeto com as construções que representam o patrimônio edificado e compõem as paisagens urbanas. Em sequência iniciamos a realização de trabalhos práticos com a execução de composições de fachadas e paisagens construídas. Nossa didática (nas oficinas) é voltada para Professores (capacitação) e estudantes de ensino fundamental básico e médio, ou ainda, para qualquer pessoa interessada na valorização do patrimônio edificado de sua cidade. E, poderá vir a ser mais um mecanismo voltado para a preservação da memória de nossas paisagens urbanas e o respeito aos valores sociais. Fecharemos com considerações sobre o conjunto dos trabalhos.

Nome: Luiz Antonio Ferreira das Neves

Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Nome: Jorge Baptista de Azevedo

Instituição: Universidade Federal Fluminense - UFF

Duração: 2 horas

Número de vagas: mínimo 10 e máximo 15

Material que os participantes deverão levar para o workshop:

Régua (30 cm); lápis grafite e cor.

O material didático impresso será levado pelos professores responsáveis pela oficina.

INSCRITOS

ORIGAMI 3D

Origami 3D é uma das modalidades dessa arte milenar em constante evolução. A proposta dessa oficina é produzir um Puzzle Estrela Polar que é um quebra-cabeça 3D composto por 6 peças congruentes geralmente produzidas em madeira. Porém é possível confeccionar suas peças através da técnica de origami 3D que permite explorar conceitos da geometria e estimular o desenvolvimento da visão espacial, concentração, raciocínio lógico e coordenação motora, não apenas na montagem do quebra-cabeça, mas desde a produção dos módulos. Para finalizar, as dobraduras darão forma a uma caixa com tampa composta por 8 partes, apropriada tanto para embalar o quebra-cabeça quanto para demais usos criativos. Interação e possibilidade de agregar conhecimento para si ou aplicá-lo para outros grupos são alguns dos desdobramentos dessa oficina.

Nome: Andréia Silva Salvaterra

Instituição: Colégio Pedro II

Duração: 2 horas

Número de vagas: 10

Material que os participantes deverão levar para o workshop:

Os participantes não precisam levar material. Receberão um kit completo com todos os materiais necessários.

INSCRITOS


Inscrição



Promoção

ABEG


Realização


Apoio



Parcerias

   


GRAPHICA Rio 2019 | Desenho: interfaces e aplicabilidades

XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design